Programas - Pedagógico

Turmas APAE


Objetivos Específicos das Turmas da APAE:
 
Estimulação Essencial

Destina-se as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, que apresentem ou possam vir apresentar atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo, assim como distúrbio de comportamento. 

Nestas turmas os alunos são estimulados quanto às percepções sensoriais, as habilidades iniciais da comunicação, os movimentos, a socialização e a cognição.

 

 

 

 

SAEDE (Serviço de Atendimento Educacional Especializado)

 

O SAEDE tem como objetivo geral, propiciar atendimento educacional especializado aos educandos com idade escolar entre 04 e 17 anos, que apresentam diagnóstico de deficiência mental moderada e/ou transtorno do espectro autista, inseridos no Ensino Regular. Este atendimento procura possibilitar avanços significativos e qualitativos no processo de ensino aprendizagem destes educandos e contribuir para a sua inclusão escolar. O SAEDE oferece também atendimento de reabilitação, conforme a necessidade dos educandos. 

 O atendimento ocorre duas vezes semanais para cada grupo de alunos, no período matutino e vespertino. Nas sextas-feiras os professores destas turmas prestam assessorias e orientação aos profissionais da rede regular. 

 
 
SPE (Serviço Pedagógico Específico)

Nas turmas de SPE são atendidos educandos que apresentam deficiência intelectual moderada, múltipla e severamente comprometidos, na faixa etária dos 04 aos 17 anos.

Este atendimento busca, através de atividades pedagógicas, oportunizar aos educandos, condições que favoreçam o seu desenvolvimento psicomotor, social e intelectual, bem como a exploração de diferentes linguagens, que ajudem a estimular a comunicação e o desenvolvimento do educando com um todo.

 
 
 
 
Pedagógica I

Os educandos que estão na Pedagógica I são atendidos 20 horas semanais, no período matutino. Nesta turma são desenvolvidas atividades pedagógicas que possibilitem aos educandos a elaboração de diferentes conceitos. O trabalho pedagógico tem como principio a utilização de diferentes linguagens: oral, visual, escrita, noções perceptivas e noções matemáticas. Bem como questões relacionadas a afetividade, interação e autonomia.

Após avaliação da equipe pedagógica e conforme o desempenho destes educandos, após um tempo de permanência nesta turma, os mesmo poderão ser encaminhados para Oficina Pedagógica II, se o intuito for à qualificação para o mercado de trabalho.  

 
 
Qualificação Profissional (Pedagógica II)

Nestas turmas são oferecidas oportunidades de vivências em atividades práticas e acadêmicas que possam revelar potencialidades, aptidões e interesses do educando para o exercício de alguma habilidade profissional específica.

Este tem a finalidade de preparar e encaminhar o aluno para o trabalho competitivo, protegido, autônomo ou ocupacional, na perspectiva de que o trabalho é o principio do convívio humano. Tendo como objetivo superar a dimensão unidirecional de preparação e ocupação de mão de obra, assumindo o caráter reflexivo, culto e critico em relação ao trabalho, através da construção de novos conhecimentos e novas relações, que possibilitem a formação de um cidadão capaz de pensar na realidade e transformá-la.

Na pedagógica II os alunos deverão cumprir uma carga horária de 40 horas semanais, 8 horas diárias, sendo 4 horas ocupadas com atividades acadêmicas e 4 horas com atividades de preparação para o mundo de trabalho.

 
Oficinas Protegidas Terapêuticas I,  II e III.

 As oficinas oportunizam aos educandos que não apresentam perspectiva de inclusão no mercado de trabalho competitivo (devido ao recebimento de pensões), a participação em atividades acadêmicas, básicas e de lazer e um rodízio de atividades terapêuticas diversificadas (trabalhos manuais, artesanatos); Estamos implantando novas atividades nas oficinas, sendo estas de estoparia e horticultura. Estas turmas tem atendimento de 40 horas semanais.

 
 
 
 
 
 
Ocupacionais

Nestas turmas são oferecidos aos educandos acima de 17 anos, que apresentam diagnóstico de deficiência intelectual e múltipla, moderada a grave, situações de ensino aprendizagem que procurem favorecer aos mesmos, maior independência, habilidades de vida diária, psicomotricidade, desenvolvimento da comunicação e a construção do conhecimento, sendo estes aspectos básicos para melhor qualidade de vida.

Atendemos 04 turmas de ocupacionais no período matutino e 09 turmas no período vespertino.

 
 
 
 
TEA (Transtorno  do Espectro Autistas)

Possibilitar aos educandos, através de atividades de rotina e a mediação individual dos professores, o conhecimento de si mesmo e o sentido de confiança, desenvolvendo capacidades afetivas, físicas, cognitivas e habilidades de comunicação e inter-relações.

 
 
 
 
 
 
 
 
Itinerante

Tem por objetivo principal proporcionar aos educandos com diagnóstico de deficiência intelectual e múltipla, que apresentam graves comprometimentos, atendimento pedagógico e reabilitatório. Este trabalho visa oferecer meios que auxiliem os educandos em suas atividades diárias, psicomotoras e nas relações sociais e convívio familiar, valorizando o educando e contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Este serviço pedagógico é realizado de forma domiciliar, no período matutino, sendo um atendimento semanal para cada aluno.

 

 
     
PARCEIROS
 
LINKS ÚTEIS
Indexup Internet Design
 
Facebook APAE de Tubarão
Federação das Apaes de Santa Catarina
Apaebrasil
     
APAE TUBARÃO

Rua Lauro Muller, 3171 - Bairro: Passagem CEP: 88705-101 - Tubarão/SC
Fone: (48)3626 1312/(48)3626 8712 /(48)3632 8957
E-mail: apaetubarao@hotmail.com - blogapae@hotmail.com


Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados