Programas - Atividades Complementares

Educação


Educação Física

As aulas de Educação Física são realizadas com todos os alunos da Apae,dando enfoque as habilidades psicomotoras e a iniciação desportiva, estimulando a interação e favorecendo o desenvolvimento dos mesmos. Além das aulas curriculares de educação física a Apae oferece outras atividades físicas extra-classes, sendo elas: hidroginástica, caminhada, judô, atletismo e bocha adaptada.Os alunos são incluídos mediante avaliação dos profissionais da área e avaliação médica. Estas atividades contribuem para a socialização, bem estar e saúde dos nossos educandos.

 
Judô Adaptado.

O judô é um dos esportes mais praticados no mundo, com uma filosofia de integrar corpo e mente. Por meio do judô, é trabalhado alguns conceitos de disciplina e respeito ao próximo. No adaptado não é diferente, o objetivo é melhorar o desenvolvimento motor, a expressão corporal e a autoafirmação dos alunos. O judô adaptado é descrito com um método terapêutico que se propõe a contribuir no desenvolvimento social, afetivo, físico e mental de seus praticantes. Alguns educandos da APAE estão realizando aulas de judô adaptado, com o professor voluntário Thiago Gomes Flores, através da parceria do Clube 29 de Junho. 

O projeto ressalta a importância da inclusão social. O sucesso da aula adaptada proporciona igualdade de oportunidades quer seja no esporte ou no dia-a-dia dos educandos.

 
Informática

Este trabalho tem como objetivo, desenvolver o uso do computador como recurso pedagógico, propiciando aos educandos, conhecimentos básicos de informática e meios diferenciados para o melhor desenvolvimento das potencialidades cognitivas dos mesmos, buscando a participação destes  nas aulas, o seu interesse e a iniciativa.

 
 
 
 
 
Artes 

Todos os nossos educandos participam das aulas de artes. Estas aulas, tem um papel importante na mediação do conhecimento, envolvendo o aluno como elemento sensível e atuante, que se relaciona com o outro, sendo este um ser cultural, perceptivo e criativo.Os professores trabalham com diferentes gêneros artísticos ao longo do ano: artes visuais, artes cênicas (teatros e dramatização), expressão corporal e musicalização.A disciplina também enfatiza as datas comemorativas que estão no calendário escolar e que são culturalmente e historicamente significativas. São construídas pelos profissionais desta área, diferentes apresentações artísticas, valorizando sempre o potencial, interesse e a participação dos educandos.

 
Oficina de Música:

O objetivo desta atividade é favorecer a reabilitação mental e física, e o desenvolvimento da personalidade, do equilíbrio emocional e social dos educandos.

O desenvolvimento da Oficina consiste primeiramente em identificar as habilidades musicais dos alunos.

Depois de selecionados, os alunos participam de grupos vocais, de aulas instrumentais (teclado e violão), e grupos de artes cênicas e /ou danças. Os educandos que participam das aulas vocais, fazem parte do grupo musical Dom Maior.

Nestas aulas, são estimuladas as capacidades de concentração/atenção, memorização, raciocínio lógico, ritmo, coordenação motora, discriminação sonora, iniciação à educação musical. Essas atividades são realizadas através de exercícios de acuidade rítmica e melódica, o que desenvolve a capacidade auditiva, intelectual e o desenvolvimento da memória.

Trabalhar com música na Educação Especial é um fazer artístico, os ganhos que a prática musical proporciona, seja pela expressão das emoções, pela sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento de raciocínio são valiosíssimos para os educandos com deficiência intelectual e múltipla.

Responsáveis pela Oficina de Música
Flávia Borges – Graduada em Psicologia / Especialização em Neuropsicopedagogia Professora de Educação Musical.
Keila Galarz – Graduada em Fonoaudiologia.
 
Brinquedoteca:
 
A Brinquedoteca é um espaço que faz parte do contexto educacional da APAE.

O lúdico é a imaginação que brinca, articula e questiona. Através do brinquedo a criança demonstra suas emoções, sua criatividade, imaginação, interesse e iniciativa.

Este recurso é utilizado pelas turmas como uma atividade complementar que contribui significamente com o processo ensino aprendizagem de nossos educandos.

 
Videoteca

 

A APAE de Tubarão dispõe de uma videoteca que é um recurso áudio-visual, que transmite conhecimentos científicos, informativos e recreativos. Este recurso contribui de forma significativa para o desenvolvimento dos educandos nas diferentes faixas etárias


 
     
PARCEIROS
 
LINKS ÚTEIS
Indexup Internet Design
 
Facebook APAE de Tubarão
Federação das Apaes de Santa Catarina
Apaebrasil
     
APAE TUBARÃO

Rua Lauro Muller, 3171 - Bairro: Passagem CEP: 88705-101 - Tubarão/SC
Fone: (48)3626 1312/(48)3626 8712 /(48)3632 8957
E-mail: apaetubarao@hotmail.com - blogapae@hotmail.com


Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados